BPP - Banco do Povo Paulista - Governo do Estado de São Paulo

Feira celebra 14 anos do BPP em Mogi das Cruzes

noti-2

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) realizou, entre os dias 17 e 19 de março, a Feira do Banco do Povo de Mogi das Cruzes. O Diretor Executivo do BPP, Marcos Wolff, visitou o evento e pôde acompanhar casos de sucesso no município.
O coordenador esteve acompanhado do prefeito local, Marco Bertaiolli, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Social da cidade, Osvaldo Bolanho, e da agente de crédito, Sueli Tanaka.

“A agência de Mogi das Cruzes tem um ótimo desempenho. Em 2014, o município emprestou R$ 1,5 milhões”, afirma Wolff. Desde a fundação da agência, em 2001, o município já realizou mais de 2.600 operações, totalizando mais de R$ 9 milhões emprestados.
Para Sueli, o segredo para conseguir um bom desempenho é o atendimento. “Em 2014, conseguimos um crescimento de 87% em relação a 2013. Tudo isso é resultado de um acompanhamento que fazemos dos nossos clientes”, explica. “A taxa de 0,35% é bastante chamativa, tanto para os mais humildes quanto para os grandes empreendedores. Atendemos ambos da mesma forma, explicando os mínimos detalhes sobre os empréstimos”, completa.

Na visita, Wolff pode conhecer pessoalmente o “Chaveiro Tico”, um dos casos de sucesso apresentados na feira.

A chave para o sucesso

Há certos momentos em que a vida muda em questão de detalhes. É o caso de José de Faria, 41, casado e pai de dois filhos. Acostumado a trabalhar como químico industrial, Tico – como é conhecido – resolveu acrescentar uma nova atividade à sua rotina.
Em 2011, passou a trabalhar como chaveiro. Para alavancar o negócio, solicitou um empréstimo do BPP. “Vi uma propaganda na TV sobre o Banco do Povo”, afirma. “Fui até a prefeitura e consegui o empréstimo”.

Com a criação de novos modelos de automóveis, Tico ressaltou a importância de manter suas máquinas em dia. “É importante sempre investir e se atualizar. A cada ano, as indústrias mudam o modo de se fazer as chaves e é importante não ficar para trás”.

Mais sobre o BPP

Gerenciado pela SERT, o Banco oferece linhas de crédito aos microempreendedores que variam entre R$ 200 e R$ 20 mil, que podem ser pagas em até 36 parcelas. A taxa de juros mensal de 0,35% é a menor do país.
O programa alcança empreendedores formais ou informais, urbanos e rurais, microempreendedores individuais, produtores rurais, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas do município.

Em 16 anos, o programa emprestou mais de R$ 1,43 bilhão a mais de 365 mil empreendedores. O BPP também disponibiliza linhas de créditos especiais destinadas a mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) que desejam reformar ou ampliar o imóvel, a motofretistas que precisam se adequar à nova regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a taxistas que queiram investir na profissão e produtores rurais.

Gabriel Luna
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)

Fonte: http://www.emprego.sp.gov.br/feira-celebra-14-anos-do-bpp-em-mogi-das-cruzes/