BPP - Banco do Povo Paulista - Governo do Estado de São Paulo

Empreendedorismo e microcrédito em Ibitinga

13465975_1115316688528915_5575410406728633512_n

São Paulo, 30 de junho de 2016 – Nos dias 21 e 22 de junho, Marcos Wolff, coordenador de políticas de empreendedorismo e diretor executivo do Banco do Povo Paulista, esteve na região de Araraquara, onde visitou o município de Ibitinga, a capital do bordado.

No primeiro dia de sua visita, Marcos ministrou aos alunos da ETEC de Ibitinga uma palestra sobre empreendedorismo e microcrédito, na qual explicou toda a história do microcrédito, como ele se desenvolveu no Brasil, no mundo e como o Banco do Povo Paulista pode ajudar quem tem novas ideias e precisa de crédito para alavancá-las.

O Banco, criado em 1998, pelo governador Mário Covas, concede empréstimos de baixo valor a pequenos empreendedores, formais ou informais, bem como associações e cooperativas, que não têm acesso ao sistema financeiro tradicional. Em eventos como esse, buscamos aproximar o público mais jovem do programa, apresentando tudo o que ele tem a oferecer – como a taxa de juros, de 0,35% ao mês, a menor do mercado, e os prazos de financiamento, de 24 vezes para pessoas físicas e de 36, para jurídicas.

Também participaram da palestra os agentes de crédito, Elaine Miranda e Katsumi Arackawa, além dos professores e funcionários da escola.

Já no dia 22, o coordenador se reuniu com o prefeito Florisvaldo Fiorentino para debater as ações que o município tem tomado para estimular o empreendedorismo, sobretudo além de agradecer à atenção que a prefeitura dá ao programa desde sua inauguração, em 2002: nesse período, efetuaram-se mais de 1.300 contratos e quase 5 milhões já foram emprestados. Após a reunião, ele pôde conhecer as instalações do Posto de Atendimento ao Trabalhador – que faz a intermediação de mão de obra, dá entrada no benefício do seguro desemprego e emite CTPS – e do Banco do Povo Paulista, na Rua Daniel de Freitas, 958, no Centro. O telefone para contato da unidade é o 16 3341.5332, onde os interessados podem obter demais informações.