BPP - Banco do Povo Paulista - Governo do Estado de São Paulo

Marcos Wolff visita São Carlos

banco_do_povo (10)

São Paulo, 01 de julho de 2016 – O diretor executivo do Banco do Povo Paulista, Marcos Wolff, esteve presente, na manhã do dia 23 de junho, na secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos para conhecer de perto o trabalho do Banco do Povo Paulista da cidade. Hilário Apolinário, secretário municipal, com quem Marcos se reuniu, salientou as ações que têm tomado para fomentar o Banco, que já emprestou mais de 13 milhões de reais, além de apresentar o local que abriga o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador – outro programa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura, no qual o cidadão pode buscar vagas de emprego, participar de processos seletivos, emitir sua CTPS e dar entrada no benefício do seguro desemprego.

O desenvolvimento de políticas públicas que estimulam a economia solidária também foi pauta das conversas durante a visita. Mário Luiz Paulino, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, contou sobre a experiência do município com esses novos tipos de empreendimentos, estimulados desde 2004 pela prefeitura com a criação do departamento o qual ele dirige. Entende-se por economia solidária aquela que se organiza a partir de fatores humanos, favorecendo as relações onde o laço social é valorizado através da reciprocidade, além de adotar formas comunitárias de propriedade¹ – o Banco do Povo Paulista também oferece crédito aos empreendimentos por ela englobados.

Cláudio Di Salvo, vice-prefeito, também recebeu o diretor em seu gabinete. O vice-prefeito ressaltou a importância do programa, que beneficia as microempresas do município e gera renda e empregos para as famílias de São Carlos. Wolff elogiou e agradeceu a atuação do programa, que possui 1,8 milhão de reais disponível para novos financiamentos e foi realocado, no dia 29/06, para um novo espaço, no centro da cidade, maior e mais confortável para as agentes de crédito, Tamiris Cardoso e Thais Candiani, e para os clientes. O novo espaço recebe o nome de João Carlos Fiochi, comerciante e radialista são-carlense, e está localizado à Rua José Bonifácio, 885. O horário de atendimento é das 08h00 às 17h00 ou pelo telefone 16 3376.6561.

¹ LAVILLE, Jean-Louis. L’économie solidaire : une perspective internationale. Paris : Desclée de Brouwer, 1994. Citado em LECHAT,  Noëlle Marie Paule. As raízes históricas da economia solidária e seu aparecimento no Brasil. Disponível em: http://www.uff.br/incubadoraecosol/docs/ecosolv1.pdf.