Início » Notícias » Marcos Wolff visita São Carlos

Marcos Wolff visita São Carlos

São Paulo, 01 de julho de 2016 – O diretor executivo do Banco do Povo Paulista, Marcos Wolff, esteve presente, na manhã do dia 23 de junho, na secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos para conhecer de perto o trabalho do Banco do Povo Paulista da cidade. Hilário Apolinário, secretário municipal, com quem Marcos se reuniu, salientou as ações que têm tomado para fomentar o Banco, que já emprestou mais de 13 milhões de reais, além de apresentar o local que abriga o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador – outro programa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura, no qual o cidadão pode buscar vagas de emprego, participar de processos seletivos, emitir sua CTPS e dar entrada no benefício do seguro desemprego.

O desenvolvimento de políticas públicas que estimulam a economia solidária também foi pauta das conversas durante a visita. Mário Luiz Paulino, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, contou sobre a experiência do município com esses novos tipos de empreendimentos, estimulados desde 2004 pela prefeitura com a criação do departamento o qual ele dirige. Entende-se por economia solidária aquela que se organiza a partir de fatores humanos, favorecendo as relações onde o laço social é valorizado através da reciprocidade, além de adotar formas comunitárias de propriedade¹ – o Banco do Povo Paulista também oferece crédito aos empreendimentos por ela englobados.

Cláudio Di Salvo, vice-prefeito, também recebeu o diretor em seu gabinete. O vice-prefeito ressaltou a importância do programa, que beneficia as microempresas do município e gera renda e empregos para as famílias de São Carlos. Wolff elogiou e agradeceu a atuação do programa, que possui 1,8 milhão de reais disponível para novos financiamentos e foi realocado, no dia 29/06, para um novo espaço, no centro da cidade, maior e mais confortável para as agentes de crédito, Tamiris Cardoso e Thais Candiani, e para os clientes. O novo espaço recebe o nome de João Carlos Fiochi, comerciante e radialista são-carlense, e está localizado à Rua José Bonifácio, 885. O horário de atendimento é das 08h00 às 17h00 ou pelo telefone 16 3376.6561.

¹ LAVILLE, Jean-Louis. L’économie solidaire : une perspective internationale. Paris : Desclée de Brouwer, 1994. Citado em LECHAT,  Noëlle Marie Paule. As raízes históricas da economia solidária e seu aparecimento no Brasil. Disponível em: http://www.uff.br/incubadoraecosol/docs/ecosolv1.pdf.

O Banco do Povo Paulista informa que todos os procedimentos para a concessão do crédito são realizados na unidade BPP do seu município por meio do agente de crédito capacitado. Não há qualquer envio de documentação ou confirmação de liberação de crédito por outros meios, como WhatsApp, mensagens de texto, e-mail etc.
Também não existe cobrança de valores para preenchimento de proposta, liberação de crédito ou qualquer outra providência, bem como antecipação de valores.
Nossos agentes de crédito estão à disposição na unidade de crédito para tirar qualquer tipo de dúvida.
Caso identifique alguma das atividades irregulares citadas, por favor, avise-nos pelo e-mail ouvidoria@emprego.sp.gov.br.