Início » A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

A missão da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho é aproximar o cidadão das novas oportunidades do mercado, fomentando a geração de trabalho e renda.

Compete à Secretaria a formulação e a execução de políticas, programas e projetos voltados ao emprego, às relações do trabalho, à qualificação profissional e ao empreendedorismo.

Para mais informações, acesse www.emprego.sp.gov.br.

BANCO DO POVO: CRÉDITO BARATO, GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA PARA O TRABALHADOR PAULISTA

Com uma taxa de 0,35% de juro ao mês – quando no mercado ela pode beirar os 4%, e um prazo de pagamento de 24 vezes – o que representa até o dobro de algumas instituições, o Banco do Povo é um verdadeiro alento para quem deseja empreender, mas não tem recursos.
O programa foi um tiro certeiro do Governo do Estado de São Paulo, há quase 20 anos, e que em tempos atuais ganha ainda mais relevância. As relações de trabalho estão em constante mudança e, para o pai de família se adaptar, por vezes ele tem de criar seu próprio negócio.

Detalhe: ele também aprende a “pescar”. Explico: quem solicita crédito pode participar gratuitamente de cursos para aperfeiçoar sua capacidade de gestão, assim, aumentando as chances de manter o negócio economicamente viável. O Banco do Povo contribui, ainda, para a geração de renda e de emprego, especialmente porque também pode ser acionado por quem está na informalidade, por associações e por cooperativas.

Não bastasse, ainda contribui com empréstimos para mutuários da CDHU que necessitam reformar, aumentar ou adequar seus imóveis, incluindo os gastos com mão de obra.

A SERT e o Banco do Povo estão prontos para sanar todas as dúvidas e para dar essa força a quem tiver interesse de ser autor da própria história. Venham conhecer!

José Luiz Ribeiro – Secretário do Emprego e Relações do Trabalho
Para conhecer mais sobre o Secretário clique aqui.

O IMPULSO QUE VOCÊ PRECISA PARA VIRAR PATRÃO

Quem nunca sonhou em ter o próprio negócio? Fazer as coisas como acha melhor, se livrar de um chefe que não sabe liderar, montar uma equipe com pessoas de confiança?

O Banco do Povo Paulista te dá a chance de virar patrão. Mas não de qualquer jeito: com organização, preparação, com instrumentos para manter a saúde financeira do empreendimento.

Além de oferecer uma taxa de juro que é a menor do mercado, o programa ainda conta com a Escola do Empreendedor Paulista, que aperfeiçoa as habilidades que a pessoa já tem para administrar uma empresa. Como atender o cliente da melhor maneira, criar ações de marketing, estar corretamente formalizado, fazer a gestão financeira, cuidar da higiene e segurança, entender o relacionamento entre sustentabilidade e comunidade e formação de preços são alguns dos assuntos tratados pelos cursos, que podem ser feitos a qualquer tempo, no ritmo desejado.

No momento de crise em que vivemos, é interessante que o trabalhador se informe sobre as possibilidades de virar o jogo. Quem está empregado não sabe o que pode esperar; quem já teve a infelicidade de ser dispensado, não tem o que perder. O Governo do Estado de São Paulo e a SERT estão a postos para dar o apoio necessário.

Eufrozino Pereira da Silva – Secretário-adjunto do Emprego e Relações do Trabalho

INSTITUCIONAL
Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

JOSÉ LUIZ RIBEIRO
Secretário de Estado

EUFROZINO PEREIRA DA SILVA
Secretário Adjunto

LUCIANO MARTINS LOURENÇO
Chefe de Gabinete

MARCOS AKAMINE WOLFF
Coordenador de Políticas de Empreendedorismo
Diretor Executivo do Banco do Povo Paulista

PEDRO NEPOMUCENO DE SOUSA FILHO
Coordenador de Políticas de Emprego e Renda

ANTÔNIO SÉRGIO TORQUATO
Coordenador de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho

HELDER LIBERATO BOVO
Coordenador de Operações