Banco do Povo de Vinhedo comemora 8º aniversário

Quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nesta quinta-feira, dia 6, o Banco do Povo de Vinhedo comemora seu oitavo aniversário. O projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e em parceria com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, foi implantado pelo prefeito Milton Serafim, em 2001, durante o seu segundo mandato.

O objetivo do prefeito na época era oferecer financiamento com baixas taxas de juros aos micro e pequenos empreendedores do município que queriam expandir os seus negócios.

Geraldo Gomes

Geraldo Gomes, proprietário da borracharia Rode Bem.

Geraldo Gomes foi o primeiro morador de Vinhedo a realizar o financiamento do Banco do Povo para comprar novos equipamentos para sua borracharia. "Estava esperando a porta abrir para entrar. Não tinha dinheiro para comprar à vista as máquinas para montagem de pneu e balanceamento, e os financiamentos oferecidos pelos bancos tinham juros altos. O Banco do Povo me ajudou muito, tanto que três anos depois adquiri o meu segundo financiamento por causa dos juros reduzidos e do parcelamento facilitado", comentou o proprietário da borracharia Rode Bem, que existe há 13 anos.

Desde a fundação do Banco do Povo foram formalizados 258 contratos totalizando R$ 904.672,20 emprestados. Nos sete primeiros meses deste ano foram aprovados 21 créditos, o que representa R$ 92.828,99.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura, Milton Pinhata, a proposta é trabalhar agora para divulgar cada vez mais os benefícios do Banco do Povo. "Nossa meta é aumentar consideravelmente o registro de atendidos", informou.

O Banco do Povo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro. Informações pelo telefone 3876-0500.

Banco do Povo

Objetivo
Oferecer financiamentos para empreendedores de micros e pequenos negócios, para capital de giro e para investimentos fixos, como forma de viabilizar as iniciativas de ocupação e geração de renda.

Público-Alvo
Empreendedores formais ou não formais, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas.

Como participar
Os interessados no programa de microcrédito deverão apresentar seu pedido na unidade do Banco do Povo de Vinhedo, localizado na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro.

Para ter direito ao crédito é necessário:
- Estar produzindo há mais de 6 meses no município com firma aberta ou não
- Residir ou ter negócio há mais de 2 anos no município e ter endereço fixo
- Ter nome limpo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa
- Para início do Negócio: possuir certificado de curso de capacitação técnica ou de gestão de empresas

Valores do Financiamento

Pessoa Física
- Início de Negócio: de R$ 200,00 a R$ 1.000,00
- Capital de Giro e Investimento fixo: de R$ 200,00 a R$ 3.000,00 para o primeiro crédito e até R$ 5.000,00 a partir do segundo crédito.

Pessoa Jurídica
- Início de negócio e Capital de Giro: de R$ 200,00 a R$ 5.000,00;
- Investimento Fixo: R$ 200,00 a R$ 5.000,00 para o primeiro crédito e até R$ 7.500,00 a partir do segundo crédito;
- Cooperativas e Associações Legalizadas: de R$ 200,00 até R$ 25.000,00

Prazos de Financiamento

Pessoa Física
- Capital de Giro: até 12 meses.
- Investimento Fixo: até 24 meses

Pessoa Jurídica
- Capital de Giro: até 18 meses
- Investimento Fixo: até 36 meses

Taxa de juros
1% ao mês

Avalistas
- Pode residir no mesmo endereço do tomador de crédito
- Pode ser cônjuge ou familiares, desde que tenha vínculo empregatício, não sendo empregado ou dependente financeiro do negócio do tomador de crédito.