SERT homenageia agentes de crédito que se destacaram no Mutirão
do Microcrédito

Quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Secretário Afif discursa para agentes de crédito, prefeitos e representantes dos municípios que tiveram bons resultados no 2º Mutirão do Microcrédito.

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), Guilherme Afif Domingos, homenageou terça-feira (15) os agentes de crédito do Banco do Povo Paulista (BPP) que mais produziram durante o 2º Mutirão do Microcrédito, realizado entre 27 de outubro e 18 de novembro deste ano.

Durante o mutirão foram realizadas 3.957 operações, pelas quais foram emprestados mais de R$ 14 milhões a pequenos empreendedores do Estado de São Paulo. O desafio era assinar 1,5 mil contratos.

Além do secretário estavam presentes os prefeitos Marco Aurélio Bertaiolli (Mogi das Cruzes), Milena Xisto Bargieri (Peruíbe), José Luiz Quarteirão (Tabatinga), Carlos Augusto Gama (Igaraçu do Tietê) e João Batista Bianchini (Bebedouro).

O secretário ressaltou que cada prefeito deve assumir a presidência do BPP de seu município para que o programa seja bem sucedido e adiantou sua expectativa para o ano que vem: "Nós estamos agora com o pé no acelerador porque queremos uma rede do BPP nos 645 municípios e abrir 15 agências dentro da cidade de São Paulo".

Também compareceram ao evento representantes de Ibitinga, Suzano, José Bonifácio, Franca, Sorocaba, Mairiporã, Guarulhos, Araraquara, Capão Bonito, São Vicente, Assis, Guararema, Arujá, Caraguatatuba e Jaguariúna.

Foram premiados os 12 agentes de crédito que mais realizaram contratos, sendo que os primeiros colocados das quatro faixas populacionais receberam um notebook.

Um dos vencedores, Lúcio Scaramal, que trabalha há oito anos na unidade José Bonifácio, afirmou que a premiação é reconhecimento e valorização do seu trabalho e da equipe.

Ana Maria Caetano, outra agente premiada – que trabalha na unidade de Franca desde 1999 – disse emocionada: "O mais importante não foi ter recebido o prêmio e sim ter atendido o maior número de pessoas, ter ajudado, ter dado dignidade, ter contribuído para a renda familiar. Nós somos agentes de mudanças".

Além deles, Florival Padovan, de Bebedouro, e Adriana Ferreira Souza, de Guararema, também foram premiados. Adriana dedicou o seu prêmio a toda equipe do BPP de Guararema: "O meu município entendeu plenamente a palavra parceria, senão eu não estaria aqui".

Prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli, secretário Guilherme Afif, superintendente do Banco do Brasil, Evaldo Borges e o diretor executivo do BPP, Antonio Mendonça, entregam uma placa de homenagem a Cláudia Alves.

A cliente da unidade de Mogi das Cruzes, Cláudia Alves, foi parabenizada por ter assinado o contrato de número 200 mil da história do BPP, que teve início em 1998.

Tadeu, marido de Cláudia, viu uma reportagem com o secretário Guilherme Afif sobre o Banco do Povo e ficou interessado. Cláudia, que trabalhou como costureira por 18 anos, também se entusiasmou e juntos resolveram conhecer a sede do BPP em Mogi das Cruzes: "Nós fomos super bem atendidos e em 15 dias já estávamos com o cheque do empréstimo nas mãos".

Com o dinheiro ela comprou as mercadorias necessárias e abriu uma esfiharia no Jardim Universo: "A Esfiharia La Fiorella tem menos de um mês e já tive que comprar uma esteira pra dar conta da demanda", comenta Cláudia.

O diretor executivo do Banco do Povo, Antônio Mendonça, também enalteceu a parceria com os prefeitos para o sucesso do programa: "Essa transformação já está acontecendo em diversos municípios. Os prefeitos estão compreendendo a importância do projeto no desenvolvimento das ações locais e de apoio aos microempreendedores".

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, entusiasmado pelo fato de seu município ter ultrapassado em 100% os contratos em relação a 2008 acrescentou: "Vamos avançar popularizando o Banco do Povo, levando ao encontro do cidadão, nos bairros, nas apresentações do governo, incentivando a nossa população a contrair esses empréstimos".

O superintendente de Relações com o Governo do Banco do Brasil, Evaldo Fabiano Borges, afirmou que é um orgulho poder, de alguma forma, apoiar esta iniciativa do Governo de São Paulo: "Primeiro por ser uma ação de cunho social, que gera empregos e renda e fortaleça a economia local. Nossas estratégias estão alinhadas. O Banco do Povo é um sucesso de longa data e cada vez se firma mais pelos números surpreendentes que tem alcançado".

Agentes de Crédito Premiados

1º lugar